Dezembro de 1913, Benedito Chato e Frei Rogério chegam à entrada da vila de Curitibanos, e Benedito pede para que o santo padre lhe abençoe. Frei Rogério, segura o livro de esconjurações e reza: - Meu pai todo poderoso, invoco o seu poder que proteja o corpo e a alma de seu filho Benedito Pedro de Oliveira. Cubra-o com seu manto sagrado e que as facas de pontas se quebrem, que segure balas de chumbo, que nunca os seus inimigos consigam alcançar o seu corpo e o seu coração. Pai escute o pedido desse humilde servo, protegendo o seu filho Benedito de todo mal de corpo e alma, Amém.
Benedito Chato beija a mão do santo padre, e retorna ao reduto Taquaruçú. O santo padre pergunta-lhe porque não se afasta da irmandade e ele responde que o monge João Maria tinha lhe curado quando esteve muito doente e ordenando que fosse para o reduto.
Frei Rogério se encaminha para a intendência de Curitibanos onde estavam presentes no escritório, Coronel Albuquerque, o promotor Marcílio Maia, o juiz de direito Guilherme Abry, Coronel Marcos Farias e Capitão João Alves que o recebem muitos aflitos querendo saber dos fatos recentes. O apóstolo do sertão conta-lhes em detalhes tudo o que aconteceu em Taquaruçú, deixando-lhes muito revoltados com a imperdoável atitude dos fanáticos.
Coronel Albuquerque manda o seu secretário enviar dois telegramas, o primeiro cobrando as forças militares do estado do Coronel Vidal Ramos. O segundo ao ministro Rivadávia da Justiça, requisitando forças militares federais para conter e debandar o novo reduto fanático de Taquaruçú. O Frei não é favorável ao envio de tropas contra a irmandade de São Sebastião, porque poderia morrer muita gente inocentes inclusive velhos, mulheres e crianças. Albuquerque já sabedor desse fato persiste em sua atitude radical e extrema.
Ele ordena para o Capitão João Alves reunir novamente toda a guarda municipal, e partir imediatamente para debandar os fanáticos de José Maria, nem que isso custasse muitas vidas inocentes. O Capitão reuniu a guarda municipal até meados da tarde, seguindo em direção ao Arraial de Bom Jesus do Taquaruçú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário