sábado, 9 de abril de 2011

Monge José Maria - O Visionário do Novo Século

Junho de 1912, vindo da vila de Campos Novos, chega ao Arraial de Taquaruçú: Miguel Lucena Boaventura que era curandeiro e se intitulava José Maria - irmão do monge João Maria. José Maria era homem de pouca instrução, mas muito inteligente. Levava sempre consigo a obra de Carlos Magno - “Os Doze Pares de França”, o livro de magia, Capa de Aço e o Capa Preta de São Cipriano. Diariamente contava a estória de Os Doze Pares de França aos sertanejos, que ficavam embevecidos e fascinados pela epopéia européia. A irmandade de São Sebastião já contava com um total de quase oitocentas pessoas, que sobreviviam diariamente ao advento do final dos tempos.
José Maria de imediato é aceito na comunidade e nomeado líder religioso, onde ele, as virgens Maria Rosa, Chica Pelega e Teodora comandam os festejos religiosos de São Pedro e São Paulo, tendo uma grande mesa da mais completa fartura feita por toda a comunidade. Junto a eles estavam Euzébio Ferreira dos Santos, Francisco Paes de Farias, o comerciante Praxedes Gomes Damasceno, o seu irmão Joaquim Gomes Damasceno e Manoel Alves de Assunção Rocha, também recém-chegado no Arraial, vindo da vila Timbozinho, onde era líder religioso.
O mesmo teve problemas com a guarda municipal na vila de Timbó Grande, resolveu vir para o Arraial com seus seguidores. Antes da ceia toda a comunidade grita: - Viva São Pedro! Viva São Paulo! Viva São Sebastião! Viva São João Maria! José Maria grita: - Viva o Arraial do Taquaruçú, aqui ninguém morre, os velhos ficarão moços e todos serão felizes! A comunidade grita: - Viva! E após cearem continuam os festejos tradicionais religiosos.
As curas milagrosas de José Maria se espalham como pólvora no sertão do contestado, trazendo dezenas de humildes caboclos supersticiosos no advento do novo milênio. O monge diante da grande procura por seus dons espirituais é instigado por outros líderes e decide ampliar a irmandade de São Sebastião do Taquaruçú.
O líder religioso ordena as três virgens manter um relacionamento íntimo com ele, distante das vistas de Euzébio e dos líderes das famílias, dizendo que fora ordem de São João Maria. Os membros da irmandade estavam se entregando ao fanatismo milenarista religioso e ocultamente se acende o principal estopim que explodiria a “Guerra do Século”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário