sábado, 15 de janeiro de 2011

Construção da Ferrovia na Frente Norte do Paraná

Maio de 1895, a construção da ferrovia no estado do Paraná se desenvolve conforme o planejado pelo engenheiro Achilles Stenghel. São colocados milhares de pranchas e dormentes de ferro por centenas de trabalhadores escravos da República. Os feitores gritam ordens para os grupos e inúmeros pistoleiros vigiam os trabalhadores com revólveres na cinta e winchester nas mãos.
O Jagunço Benevenuto Baiano chega à frente de serviço, agora no comando dos vigilantes na repressão aos trabalhadores. O serviço de terraplanagem para colocar os trilhos era feito manualmente, assim como a colocação de pranchas e dormentes.
As empresas do grupo Farquhar iniciam o corte dos pinheiros e a exportação segue pelo Porto de Santos. Começa a expulsão dos sertanejos na área de concessão e a colonização pelos emigrantes europeus. Aproveitando a ocasião eles fecham acordos com os coronéis, onde passam a vender por uma ninharia as demais terras revolutas, extraindo todos os pinheiros e também as colonizando.
Percival Farquhar impôs um regime de ferro aos trabalhadores para que terminassem a ferrovia conforme o previsto, não se importando com quantas pessoas morreriam para que isso se tornasse realidade. A frente de serviço já tinha entrado na área do contestado, com isso se acenderia outro estopim para a futura “Guerra do Século”.

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